A IdealizaUrbanismo

Conheça as vantagens de comprar um imóvel na planta ou pronto

Ter um lugar para chamar de seu está entre as principais expectativas de milhões de brasileiros. O sonho da casa própria, mesmo em momentos de crise, movimenta o mercado imobiliário justamente pela relação intrínseca com o desejo da população. De acordo com a Caixa Econômica Federal, as contratações de crédito imobiliário cresceram 21,73% em 2020.

O banco, que possui a maior porção de mercado de financiamento imobiliário entre os cinco maiores bancos, também classifica o preço como a principal vantagem na compra do imóvel na planta. E aconselha: caso opte por um imóvel pronto, faça visitas em diferentes períodos do dia para verificar temperatura, incidência de sol, ventilação e iluminação.

Valorizando um sonho

Imóveis na planta são mais baratos que os prontos e, para sua aquisição, geralmente é necessário o pagamento de 20% a 30% do valor integral como entrada. Mas você sabia que, se adiantar parcelas ou durante a obra, é possível conseguir descontos no valor? As taxas normalmente são mais baixas e as construtoras oferecem várias vantagens e condições facilitadas para o pagamento. Na Caixa Econômica, também é possível obter descontos em caso de amortização das parcelas.

O pagamento de um imóvel pronto, em geral, exige que o comprador desembolse de 30% a 40% do valor do bem para conseguir o financiamento, que, normalmente, chega a 70% do valor do imóvel. Outro ponto importante nos imóveis vendidos na planta é que, de acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), o preço do imóvel pode subir entre 20% e 50% até ficar pronto. Já os imóveis prontos são mais caros por já terem passado por uma valorização.

A principal vantagem de comprar algo pronto é que a mudança pode ser imediata. Por outro lado, o prazo de mudança é um grande aliado para o planejamento financeiro. É possível escolher móveis, programar pagamento com mais calma e conseguir melhores condições.

A personalização é importantíssima neste momento. O comprador pode acompanhar de perto o desenvolvimento do seu imóvel, encanamento, parte elétrica, posicionamento de tomadas, escolher a qualidade do material que irá usar na obra e seu acabamento e, o melhor, adaptá-lo ao estilo de vida atual. Escolher o bairro, avaliar escolas, academias, supermercados e outras facilidades também estão no pacote.

Exclusivo é personalizar

Busque ajuda especializada e fique atento a todos os detalhes posteriores à decisão de compra: o processo de mudança em si, a documentação a ser analisada e a manutenção do relacionamento com a construtora ou imobiliária.

As duas modalidades têm vantagens e desvantagens, mas a casa própria é um sonho que pode ser realizado aos poucos e de acordo com as necessidades do morador. Dá ao comprador também a possibilidade de poder projetar cômodos com detalhes de automação que sejam ideais para a sua rotina familiar. Ter um imóvel na planta é criar, otimizar e, acima de tudo, construir algo exclusivo, facilidades de viver bem que podem ser encontradas no Palácio das Águas, um condomínio fechado, para quem gosta de exclusividade e de qualidade de vida.

Ficou curioso? Fale com os nossos especialistas e tenha as melhores experiências da sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *