Urbanismo

Novo urbanismo: empreendimentos inovadores são ótimos investimentos

Imóveis localizados em contextos planejados, que estimulam a convivência e aproximam lar e trabalho, têm grande potencial de valorização.

Você já deve ter ouvido falar que o mercado imobiliário é sempre um investimento seguro e promissor, não? Na realidade, essa máxima é apenas meia verdade. As expectativas são altas quando o imóvel tem grande potencial de valorização — o que depende, em grande medida, do contexto que o cerca.

Ou seja, é preciso analisar o processo de urbanização (infraestrutura, serviços e ocupação) previsto na área, a saturação das regiões vizinhas (enquanto a zona do empreendimento tem margem para crescimento) e, claro, o histórico e referências da empresa responsável pelo projeto (especialmente no caso de imóveis comprados na planta).

Cidades mais humanas e felizes

Uma maneira mais fácil de julgar o potencial de valorização de um empreendimento é, em vez de decorar os critérios que apresentamos acima, fazer a seguinte pergunta: “será que as pessoas vão querer morar ou instalar seu negócio aqui?”. Para saber a resposta, é preciso ter uma noção do que torna um lugar bom para viver ou trabalhar.

Podemos encontrar boas pistas no novo urbanismo, movimento de urbanistas, arquitetos e engenheiros que acreditam em cidades compactas, com diversidade no uso e na população, atenção especial para os pedestres e acesso universal aos espaços públicos. Uma oposição ao modelo que asfixia as pessoas entre concreto e as torna dependentes demais do automóvel.

Se alguém tem dúvidas de que um empreendimento imobiliário nesse modelo será aceito no Brasil, onde essas premissas são pouco difundidas, vale olhar para a Europa, onde estão os países que mais aplicam as ideias do novo urbanismo. Coincidência ou não, é lá que são registrados os maiores índices de qualidade de vida em todo o planeta.

De acordo com o World Happiness Report 2018, os países com a população mais feliz no mundo são Finlândia, Noruega e Dinamarca. Os dois últimos figuram nas duas primeiras posições de outro ranking bem conceituado, o OECD Better Life Index.

Flow Live+Work e Parque Una são referências nacionais

São justamente os países nórdicos que mencionamos acima as referências para a criação do Flow, empreendimento do Parque Una, em Pelotas, caracterizado pelo uso misto: residencial (o Flow Live) e comercial (Flow Live+Work). São dois prédios em um, o que aproxima o morador do seu local de trabalho como nunca antes.

As salas comerciais de alto padrão do Flow Live+Work seguem a estética do design escandinavo, com inspiração no trabalho do arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels: projetos minimalistas, despojados, simples, práticos e sofisticados. Já o entorno, o Parque Una, segue os ensinamentos de outro dinamarquês: o urbanista Jan Gehl, autor do livro Cidades Para Pessoas.

O Parque Una é um bairro planejado aberto, pensado para as pessoas e com foco na convivência, o que proporciona uma vida mais segura, prática, leve e prazerosa. Localizado na área com maior potencial de valorização em Pelotas, já virou um ponto de encontro para a população local.

O projeto, único no Rio Grande do Sul e referência no Brasil, é da Idealiza Urbanismo, empresa jovem e inovadora que aposta no urbanismo feito à mão para proporcionar a máxima qualidade de vida aos futuros usuários.

Por isso tudo, investir em uma sala comercial no Flow, dentro do Parque Una, é garantia de bom negócio. Acesse a página do empreendimento para conhecer mais características e conferir todas as informações sobre o lançamento.


Para saber mais como investir, morar ou trabalhar no Parque Una, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *