Urbanismo

Como o urbanismo pode fazer você mais feliz

Ao projetar um imóvel, um arquiteto pensa no conforto, na estética e na funcionalidade que ele vai proporcionar aos moradores. Quando falamos em urbanismo, muita gente pensa que é só aplicar as mesmas práticas e conceitos, mas em uma escala maior. Na realidade, o planejamento urbano de um loteamento, bairro ou cidade exige mais que isso.

É preciso um outro mindset, porque o foco não é no bem-estar do indivíduo e sua família, e sim de um coletivo. Por conta disso, é impossível desenvolver um bom projeto de urbanismo sem pensar na maneira como as pessoas se relacionam. E a influência do ambiente na qualidade dessas relações é inegável.

Convivência é felicidade

O estudo de desenvolvimento adulto da Universidade de Harvard (Harvard Study of Adult Development) é conhecido por ser um dos mais longos do mundo sobre o assunto. Começou em 1938 e perdura até hoje, agora com a segunda geração de participantes no grupo de controle.

A pesquisa acompanhou 268 pessoas durante 70 anos, monitorando sua saúde, carreira e vida social. A grande descoberta do estudo é que a qualidade de nossos relacionamentos tem uma influência poderosa em nossa saúde e felicidade. É fácil de entender, afinal, somos animais sociais, gostamos de estar entre nossos pares.

É por isso que, em seus projetos de urbanismo, a Idealiza sempre se debruça na criação de espaços de convivência de qualidade, que estimulem a criatividade e a troca de experiências. Ambientes assim enriquecem qualquer local e, por consequência, o público que o frequenta.

O poder da paisagem

Outra convicção da Idealiza é que um bom paisagismo é fundamental, de preferência com bastante natureza — e ainda melhor se houver mata nativa. Primeiro porque viver em meio a belos lagos, jardins e bosques relaxa corpo e mente.

Depois, porque as árvores são os melhores filtros de ar que podemos encontrar. Elas também contribuem para regular a temperatura de seu entorno e os ciclos hídricos. Resumindo: equilibram todo o meio ambiente. E de quebra ainda ajudam a reduzir os níveis de ruído, mais um fator que colabora para o relaxamento.

Um bom paisagismo em um loteamento fechado compõe um ambiente que convida os moradores a saírem mais de casa e praticarem atividades físicas. Outro hábito que, como todos sabemos, colabora para o bem-estar físico e mental.

Urbanismo sob medida

Segundo o livro O Segredo Está nos Telômeros, escrito por Elissa Epel e a Prêmio Nobel de Medicina Elizabeth Blackburn, manter atividades físicas regulares, relações sociais positivas e boa saúde mental influencia no comprimento dos telômeros, as extremidades dos cromossomos (estruturas celulares onde fica o DNA). Na prática, isso quer dizer que as pessoas que têm esse estilo de vida vivem mais e melhor.

Tudo que uma urbanizadora puder contribuir nesse sentido, então, é muito bem-vindo. A receita da Idealiza para proporcionar qualidade de vida aos moradores de seus empreendimentos é o urbanismo feito a mão. Ou seja, muito estudo para entender as demandas de cada local e total atenção aos detalhes.

Macapá foi escolhida para receber o próximo empreendimento da Idealiza. Aguarde e conheça o conceito inovador que espera você. Cadastre-se e não perca nenhuma novidade. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

 

 

 

Tags:

Um Comentário

  1. […] que esse urbanismo feito sob medida, além de trazer um legado para a comunidade onde nos instalamos, traz […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *